Educação no Brasil

Educação no Brasil

“O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação). Professores recebem menos que o piso salarial (et. al., na mídia).”

 

Frente a esses dados, apresentados no artigo, nos perguntamos de quem é a culpa por ser tão baixos esses números. De fato, muitos colocam a responsabilidade do ensino nas costas dos docentes, mas será mesmo que são eles os encarregados de tal tarefa?

A educação vai muito além da sala de aula e dos livros, e não é tarefa exclusiva dos professores. Os pais e a sociedade devem valorizar a educação para que seus filhos também entendam o quão importante ela é para a vida e para o seu futuro. Enquanto a sociedade não der o devido valor para a educação, o ensino e as escolas, ela continuará sendo precária e insuficiente; os nossos índices serão sempre inferiores e nosso país continuará sendo de nível médio que nunca sai do “em desenvolvimento” para ser desenvolvido.

Levando em consideração que boa parte da infância e juventude é passada dentro da escola, não deveria haver tanto descaso e desinteresse por parte da população e tão pouco apoio e investimento do governo. Investimentos nos professores, nos seus planos de carreira, valorizar esses poucos que ainda dedicam a sua vida para educar as nossas crianças. Valorizar os projetos propostos por eles, que estão diariamente com os alunos, e sabem o que deve ser abordado e ensinado. São projetos que podem agregar diferentes valores à vida dos jovens e assim, cultivar a esperança de um futuro melhor.

Escrito por Giordana Scherer

Artigo: http://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-no-brasil.htm

 

 

Leave a comment